Após a matéria publicada no início do mês pelo JC, que trazia a história de Gabriela Castro, uma garota de 14 anos cheia de perspectiva de vida e futuro que luta contra uma leucemia linfóide aguda, muitos doadores de Bauru se cadastraram no banco de doadores do Hemonúcleo de Bauru.
De acordo com a enfermeira Telma de Carvalho, responsável pelo órgão, o número de pessoas cadastradas aumentou significativamente. Um crescimento de 58% em relação ao mesmo período do ano passado. “Eu acredito que tenha sido devido a repercussão do caso da Gabriela. Nós tínhamos um registro de cerca de cinco doadores por dia. Desde que a matéria foi divulgada esse número aumentou de 10 a 11”, afirma Telma.
Em contato com Eliane Castro, a avó de Gabriela, pelo telefone ela disse que muitos amigos vieram de outras cidades para fazer o cadastro em Bauru. “Muitos amigos meus vieram de outras cidades para se cadastrar já que o hemonúcleo das suas cidades não faz esse tipo de coleta”, conta.
Ela disse que a garota estava em casa aguardando para fazer novamente mais um ciclo de quimioterapia. “Hoje ela passou por uma consulta e em breve deve voltar para a quimioterapia. É necessário estar com a imunidade mais alta para voltar ao tratamento”, explica a avó.
Demora
Eliana reclamou da demora para o cruzamento de dados no Brasil. “Eu fiquei sabendo que demora quase 2 meses para sair o resultado da compatibilidade do banco. É muito tempo”, reivindica.
De acordo com a enfermeira Telma, após a coleta do sangue em Bauru, por exemplo, o sangue segue para o Instituto Lauro de Souza Lima, ainda na cidade, onde é feita a análise genética de compatibilidade (veja quadro). “Esse processo demora de 7 a 10 dias. Em seguida o resultado vai para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) que armazena esses resultado e faz o cruzamento de dados de doadores e receptores”, explica.
O número de doadores cadastrados, apesar de ser insuficiente, passa de 250 mil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em consequência de ser um banco nacional o processo de verificação de compatibilidade é mais demorado.
No caso de doadores não-parentes eles obedecem a regra de entrarem diretamente no Redome, ou seja, não podem se sujeitar a doar a medula especificamente a uma determinada pessoa.
Fila
Para receber a doação de alguém cadastrado no banco nacional também é necessário obedecer a fila de espera. “Por exemplo, se houver uma pessoa interessada antes da Gabriela que precisa de um mesmo doador compatível ela tem direito de receber primeiro”, explica a enfermeira Telma.
• Serviço
As pessoas sensibilizadas com a necessidade de doação devem procurar o Hemonúcleo de Bauru, na rua Monsenhor Claro, 8-80, Centro, das 7h às 11h30 e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. É necessário apresentar RG.
Os futuros doadores devem deixar cadastrados também o telefone fixo de dois parentes próximos. Para quem mora em outra cidade, o procedimento é o mesmo. É preciso confirmar o horário de coleta de cada órgão.
2 comentários:
Olá !
Eu sou a Grazy, mãe da Isa de 2 aninhos que tb esta na busca pra um transplante de medula, ela tem uma sindrome rarissima de nome Blackfan Diamond.
Uma amiga me passou seu link e estou aqui chorando emocionada com o que eu li, cada cadastrado é uma luz a mais que se acende na nossa espera tão sofrida, a esperança não morre jamais.
Obrigada Gabriela e a tantas outras que com suas campanhas, assim como fazemos as nossas aqui em Mauá/SP dão a outras pessoas na mesma situação um suspiro a + de esperança.
Gabriela, tanto vc como a minha Isa e como tantas outras vão vencer, tenho fé em Deus e levaremos essa luta pra sempre, vcs ainda farão muitas campanhas já CURADAS em prol de outros ...
Amém !
Com carinho, SUCESSO SEMPRE !
Bjkas
Grazy - Mãe da Isabela de Deus
BLOG da ISA: http://isadoemedula.blogspot.com/
ORKUT da ISA:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13218146268295939893
...
PS. Quem cuida do blog pra nós é uma amiga e de tempos em tempos ele é atualizado, se quiser nos ajudar divulgando aos conhecidos agradecemos de coração !
Olá, sou eu de novo ... rs
Tomei a liberdade de divulgar seu blog no nosso orkut (não sei mexer em blog por isso uma amiga que cuida do nosso), postei print e o poema, espero que não tenha sido abusada demais, a intenção é mostrar como tudo pode ser diferente e como é importante tudo que eu li aqui :) !
Fiquem com Deus
Bjkas
Grazy - Mãe da Isa
Postar um comentário