O aniversário de 15 anos, em fevereiro do ano que vem, ocupa boa parte dos pensamentos da adolescente Gabriela Rodrigues Castro, a Gabi. Ela planeja uma festa e falou para a avó que deve ser numa chácara, por causa das restrições médicas a ambientes fechados com a presença de muitas pessoas.
É que Gabi fará nos próximos dias um transplante de medula óssea para se curar de leucemia linfoblástica aguda, o câncer dos glóbulos brancos.
Desde fevereiro deste ano a adolescente enfrenta internações hospitalares, sessões de quimioterapia, medicação constante e a luta para manter boas condições físicas até o dia do transplante, agora próximo.
A família fez campanha para aumentar o número de doadores de medula óssea nos bancos brasileiros, mas foi nos Estados Unidos, após consulta num médico particular daqui, que apareceu o cordão umbilical compatível.
A adolescente ficou conhecida também por causa do blog que mantém, o Conquistas de Gabi [conquistasdegabi.blogspot.com], onde conta sua rotina de menina cheia de amigos, fala sobre o tratamento e faz campanha por doação de sangue, órgãos e medula óssea.
Nesta quarta-feira (10), Gabi encerrou o último bloco de quimioterapia. O transplante está previsto para a semana que vem, no Hospital Albert Einstein, na capital.
“A família está imensamente feliz”, diz Eliana Cavellato Castro, avó de Gabi. Eliana mora em Bauru. A neta vive em São Paulo com a família.
Juntos e misturados
O pai de Gabi, Glauco Marcelo, também criou um blog para informar os amigos sobre o avanço no tratamento da filha. O blog é o Juntos & Misturados [www.comgabijuntosemisturados.blogspot.com]. “Ler comentários e mensagens de otimismo é muito prazeroso, mesmo neste cenário”, escreveu.
9.580
É a estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer) para novos casos de leucemia no Brasil até o final de 2010
É a estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer) para novos casos de leucemia no Brasil até o final de 2010
2 comentários:
Olá, blogueiro (a),
Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
olha gabi tenho muita fe em nossa senhora e santo expedito e sei que vc recebera a graça de ser curada estou rezando por vc ,tenha fé meu nome é conceição sou de bauru fique com deus minha linda
Postar um comentário