Andrea Cristina dos Santos, 42 anos, é de Londrina e foi cadastrada como doadora de sangue há cinco anos e de medula há cerca de 2 anos, durante coleta externa do Hemocentro do HU.
Os exames para verificação da compatibilidade entre doadora e receptor foram realizados no início do mês e a coleta de células tronco hematopoiéticas nos dias 8 e 9, pela equipe da TMO/Hemocentro. A doadora terminou o procedimento via ambulatorial ontem e já está em casa.
O material coletado foi levado para os EUA ontem mesmo por um voluntário do National Marrow Donor Programm (NMDP) que veio a Londrina especificamente para buscá-lo, depois que o Redome (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea) fez o contato.
Em 2010, de dois milhões de pessoas já cadastradas no Redome como doadores de medula óssea em todo o País, apenas 176 apresentaram compatibilidade com pacientes que estavam na fila de espera para receber transplante. O cadastro de doadores é único e centralizado no Redome.
Entre os 40 mil cadastros realizados desde 1999 pelo Hemocentro Regional de Londrina, do Hospital Universitário, apenas seis foram doadores – três em 2006, dois em 2010 e um agora.
Andrea e a equipe médica vão dar entrevista sobre o assunto amanhã. (As informações são da Assessoria de Imprensa do HU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário