quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pará: Hemocentro intensifica ações externas

A Fundação Hemopa tem investido na realização contínua de campanhas externas para doação de sangue e formação de cadastro de doadores de medula óssea no Estado do Pará. De janeiro a abril deste ano, o hemocentro promoveu 55 ações estratégicas na Região Metropolitana de Belém (RMB), resultando no comparecimento de 5.482 doadores voluntários de sangue. Já as campanhas para cadastro de medula somaram neste mesmo período, 6.130 novas inscrições que contabilizam um saldo total de 62.121 cadastros enviados ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que fica no Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro.
Dando continuidade à programação de campanhas externas deste mês, a unidade móvel de coleta do Hemopa está até às 18h desta quinta-feira (2), na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com coleta de sangue e cadastro de medula. Nesta sexta-feira, 3, haverá coleta de sangue a cadastro de medula óssea, na Escola de Ensino Fundamental e Médio “Ruth Almeida”, em Murinin, município de Benevides.
No sábado (4), de 8h às 16h, a unidade coletadora estará ação de cidadania no Outeiro, próximo a Escola Bosque. Essa ação faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, do Governo Federal, vinculado à Prefeitura de Belém. Neste mesmo dia, haverá também campanha de doação de sangue em frente ao hospital “Abelardo Santos”, em Icoaraci, em parceria com a universidade Estadual do Pará (Uepa), de 8h às 16h.
Dia 7, de 8h às 16h, na Cia Atlhetica, com doação de sangue. Nos dias 8 e 9, a campanha será realizada em frente ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Pará. Segundo a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, de janeiro a abril deste ano, foram captados 369.037 pessoas dispostas a doar sangue, revelando a grande receptividade da população em exercitar esse ato solidário em favor da vida. “Essas ações externas servem para suprir o estoque estratégico de sangue no hemocentro que é responsável pelo abastecimento de 218 hospitais no Pará”, informou, sugerindo a doação voluntária para aquelas pessoas que, por algum motivo, ainda não efetivaram sua doação de sangue.
Quem pode doar sangue
Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.  Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou  mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Sucesso TOTAL

Sucesso TOTAL
19 de Abril - Hemocentro Marília