quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Falta medicação contra leucemia no mercado



O Hospital Ofir Loyola deve acionar o Ministério Público do Estado (MPE) para garantir o fornecimento de um importante medicamento usado no tratamento de leucemia. O remédio “L-Asparaginase 10.000”, foi distribuído pela última vez no hospital em agosto de 2010, quando foi zerado o estoque na farmácia do Serviço de Quimioterapia. O medicamento era produzido pelo laboratório Bagó, que não estaria mais disponibilizando o produto aos hospitais de todo o Brasil.

A assessoria jurídica do hospital deve formalizar um documento ao MPE para expor o problema e buscar alternativas para tentar garantir a obtenção do produto junto ao fabricante que, segundo o Ofir Loyola, interrompeu o fornecimento da droga sem qualquer explicação.

Ainda em janeiro, no início da nova gestão, a diretoria tentou obter informações junto à Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, que confirmou que o problema está ocorrendo em todo o Brasil, ressaltando que não havia conseguido respostas junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao laboratório Bagó.

Segundo o hospital, cerca de 400 pacientes estão sendo tratados de leucemia pelo Ofir Loyola. Muitos desses necessitam do remédio para as etapas do tratamento.

Existe ainda uma mobilização nacional, de hospitais e instituições de referência no tratamento do câncer, para tentar adquirir o medicamento em falta. Uma alternativa cogitada poderá ser a importação coletiva do produto, através da união de diversos hospitais brasileiros, o que poderá deixar a importação mais viável do ponto de vista econômico.

CONSEQUÊNCIAS

O “L-Asparaginase 10.000” é uma das drogas usadas em uma das etapas do tratamento da leucemia. A falta desse medicamento facilita o risco de recaídas, levando muitos pacientes à necessidade de novas internações. Com a falta do medicamento no mercado nacional, o tratamento segue sem uma de suas etapas, infelizmente, diminuindo sua eficiência.


(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Sucesso TOTAL

Sucesso TOTAL
19 de Abril - Hemocentro Marília