terça-feira, 31 de maio de 2011

Barra Mansa - Campanha termina com mais de mil doadores cadastrados



A campanha para ingresso no registro de doadores de medula óssea, realizada sexta-feira e sábado, foi concluída com 1.817 cadastros. A princípio, o objetivo era conseguir mais de dois mil voluntários, mas, de acordo com a coordenadora da campanha no município, Delmira Almeida Ferreira, com o registro acima de mil pessoas, a mobilização pode ser considerada bem-sucedida.
- Foi uma boa campanha, pois chegou próximo do que esperávamos e estamos felizes pela quantidade de pessoas - disse.
A mobilização foi organizada em parceria com o Redome (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea) e contou com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, além de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e voluntários.
Existem em média 1,2 mil pacientes aguardando transplante de medula óssea no estado e, quando não há um doador compatível na família, é necessário buscá-lo entre os grupos étnicos (brancos, negros, amarelos etc.) que possuam semelhança genética, mas não sejam aparentados.
A dona de casa Maria Cristina de Carvalho, de 48 anos, foi uma das voluntárias que se cadastraram como doadora. Ela contou que resolveu ser doadora, pois acredita que essa é uma necessidade que pode surgir para qualquer um.
- Do mesmo jeito que é alguém desconhecido pode acontecer com a gente, por isso resolvi participar - disse.
Já a professora Sandra Helena Justino, 47, comentou que para ela a doação é muito importante e que já avisou ao filho que deseja ser uma doadora de órgãos:
- Já falei para o meu filho que se acontecer alguma coisa comigo eu quero que ele doe tudo o que possa ser aproveitado. Na doação de medula óssea é ainda mais simples, pois ela se reconstitui no meu corpo, se eu doar para alguém que precisa, eu continuo existindo, e essa outra pessoa também


Fonte: Diario do Vale

Nenhum comentário:

Sucesso TOTAL

Sucesso TOTAL
19 de Abril - Hemocentro Marília