segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pintar o cabelo na gravidez pode causar doença ao bebé

O uso de tintas ou alisadores de cabelo durante os três primeiros meses de gravidez aumenta o risco de o bebé desenvolver leucemia nos primeiros dois anos de vida.
Embora seja considerada uma doença rara, a leucemia atinge cerca de cinco por cento das crianças nessa idade, em todo o mundo.
A conclusão é do primeiro estudo epidemiológico brasileiro que investigou o tema. O trabalho foi realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública em parceria com o Instituto Nacional do Cancro (INCA), durante mais de dez anos.
Pelo menos por enquanto, os dados sugerem que as mulheres não devem pintar os cabelos durante a gravidez.
O trabalho foi realizado em 15 centros de todas as regiões do Brasil, excepto as do Norte e foram analisadas 650 mães: 231 com filhos diagnosticados com leucemia antes dos dois anos de idade e 419 mães sem filhos com cancro. Segundo o biólogo Arnaldo Couto, autor do estudo, das 231 mulheres cujos filhos tiveram leucemia, 35 (15,2 por cento) usaram produtos químicos no cabelo no primeiro trimestre da gravidez.
Entre as 419 mães controladas, 41 (9,8 por cento) utilizaram tintas no mesmo período.
“O estudo mostrou que a doença não se manifestou ao acaso. Há uma associação significativa entre a exposição a tintas e alisadores com o desenvolvimento de leucemia”, declarou o biólogo.
Maria de Oliveira, chefe do programa de Hematologia e Oncologia pediátrica do Instituto Nacional do Cancro,  que coordena o estudo, confirma a importância da descoberta e afirma ter ficado surpreendida com os resultados.“É a primeira vez que um trabalho olha nessa direcção.
 Mas, como se trata de uma doença rara, o número de casos precisa de ser confirmado em análises experimentais posteriores”, disse Maria de Oliveira.

Fonte: JornaldeAngola

Nenhum comentário:

Sucesso TOTAL

Sucesso TOTAL
19 de Abril - Hemocentro Marília