quinta-feira, 2 de julho de 2009

Aprovada em 1ª discussão Semana de Mobilização para Doação de Medula Óssea

Os deputados aprovaram em primeira discussão na sessão desta manhã projeto de lei do deputado estadual Marcio Fernandes (PSDB), vice-líder do governo, que institui a Semana de Mobilização Estadual para Doação de Medula Óssea. O projeto prevê atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea e captação de doadores. As ações seriam realizadas entre os dias 3 e 10 de junho de cada ano.

Por ocasião da apresentação do projeto, Marcio Fernandes disse que o objetivo é fazer com que deem a importância devida à causa. “O projeto é importante para salvar vidas humanas, visto que a cada 100 mil doadores um é compatível”, completou. O parlamentar se referiu à probabilidade de encontrar uma medula compatível no registro brasileiro, em média uma para cada 100 mil.

O transplante de medula óssea é indicado para pacientes que sofrem de leucemia, linfomas, anemias graves e imunodeficiências congênitas, além de outras 70 doenças relacionadas aos sistemas sanguíneo e imunológico.

Doação

Para se cadastrar como candidato à doação de medula óssea, segundo informações contidas no site do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é preciso ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas.

Os dados pessoais e os resultados dos testes serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A doação não é imediata, depois de coleta de amostra de sangue e análise o voluntário só será chamado a doar quando surgir um paciente compatível.

Em Mato Grosso do Sul, os órgãos que realizam o exame e cadastro de doadores voluntários de medula óssea são: Central Estadual de Transplantes, Hemosul, Santa Casa de Campo Grande, Hospital Regional e Hospital Universitário, além dos Hemocentros de Dourados e Ponta Porã.

Mato Grosso do Sul, Terça-Feira, 30 de Junho de 2009

Nenhum comentário:

Sucesso TOTAL

Sucesso TOTAL
19 de Abril - Hemocentro Marília