sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Células da leucemia podem esconder-se no tecido gordo


As células da leucemia conseguem esconder-se no tecido gordo e evitar a quimioterapia, o que explica porque razão as crianças obesas diagnosticadas com este cancro têm maior probabilidade de desenvolver resistências a este tratamento e correm um risco superior de sofrer recaídas, avança o site Tribuna Médica press.
Os investigadores do Departamento de Endocrinologia do Hospital Pediátrico de Los Angeles analisaram roedores diagnosticados com leucemia e verificaram que os que sofriam de obesidade registavam um índice superior de reincidência após quimioterapia.
Nestes animais, os cientistas descobriram que as células da leucemia estavam escondidas nos tecidos gordos durante o tratamento. Testes realizados em amostras de tecido revelaram ainda que os medicamentos usados contra a leucemia são menos eficazes quando existem células gordas na proximidade.
Especialistas adiantam que este estudo fornece provas que sustentam a teoria de que a obesidade está associada a um prognóstico menos positivo.

Nenhum comentário:

Sucesso TOTAL

Sucesso TOTAL
19 de Abril - Hemocentro Marília