sexta-feira, 23 de abril de 2010

Arzerra® recebe aprovação na UE para tratar leucemia

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu o seu aval para a utilização do Arzerra®, da GlaxoSmithKline (GSK) e da Genmab, como tratamento para a leucemia linfocítica crónica refractária (LLC), avança o site PharmaTimes.

O Arzerra® (ofatumumab) foi aprovado pela FDA (Food & Drug Administration) em Outubro do ano passado.

Esta semana as companhias confirmaram que o fármaco recebeu uma autorização condicional de comercialização na Europa para a LLC, mas apenas para os 25% de pacientes que não respondem à terapia padrão com o Campath® (alemtuzumab), da Genzyme, ou o quimioterápico fludarabina.

Sob as condições associadas a este tipo de autorização, a GSK será obrigada a apresentar novos dados sobre o Arzerra® à EMA.

O fármaco é um anticorpo monoclonal que activa o próprio sistema imunológico para lutar contra as células normais e cancerosas.

Quase todos os pacientes com leucemia linfocítica crónica têm uma recaída e, por isso, continua a ser uma doença incurável, observou a GSK.

Os doentes com formas refractárias da doença têm opções terapêuticas limitadas e resultados pobres. E o prognóstico para os pacientes que não podem tomar fludarabina e alemtuzumab é muito pobre, com uma sobrevida mediana de oito meses.

"Porque a LLC é uma doença que continua a voltar cada vez que é tratada, prolongar a vida dos pacientes significa encontrar novos tratamentos que funcionem quando os outros falharam. O ofatumumab faz exactamente isso, e é isso que o torna tão importante para os pacientes com LLC", disse o professor de hematologia Andrew Pettitt, do Liverpool Cancer Research UK Center.

Nenhum comentário:

Sucesso TOTAL

Sucesso TOTAL
19 de Abril - Hemocentro Marília