sexta-feira, 23 de abril de 2010

Bancos de sangue pedem doações mesmo nos feriados

Os bancos de sangue em São Paulo e no Rio de Janeiro estão abertos para doações nesta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes. Durante esses dias de folga a quantidade de doadores diminui, provocando redução nos estoques de sangue cerca de um a dois dias depois.
De acordo com a médica Sandra Esposti, da Fundação Pró-Sangue de São Paulo, o bom fluxo de doadores nesta quarta-feira surpreendeu, pois se manteve estável em comparação aos últimos dias.

- Nos feriados a gente espera que as pessoas viajem e não venham. De qualquer forma, o estoque de sangue da fundação está baixo, porque nesta semana não houve muitos doadores.

No Rio de Janeiro, todas as cinco unidades do Inca (Instituto Nacional do Câncer) estão funcionando com a reserva de seus estoques de plaquetas, componente importante em casos de transplante de medula óssea ou quando o paciente sofre alguma intervenção cirúrgica.

De acordo com Flávia Azevedo, médica do Inca, diferentemente das plaquetas, o estoque de hemácias está razoável para esta quarta-feira.

- Mas em épocas de feriados sempre estamos precisando de doações [para abastecer os bancos].
Para doar plaquetas é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, não fazer uso de ácido acetil salicílico (AAS, componente de diversos analgésicos, como a aspirina) e pesar mais de 50 quilos. Além disso, o voluntário precisa ter doado sangue no Inca nos últimos seis meses. O procedimento dura cerca de uma hora e meia.
Segundo a assistente social do Inca, Carla Savedra, responsável pela captação das doações, é muito importante a doação contínua das plaquetas, porque o tempo de uso é pequeno.

- As plaquetas só podem ser utilizadas até cinco dias após a doação. Por isso é importante as pessoas doarem sempre.

Nenhum comentário:

Sucesso TOTAL

Sucesso TOTAL
19 de Abril - Hemocentro Marília