quarta-feira, 2 de março de 2011

Assistência a pacientes leucêmicos está assegurada, garante Sesau

Uma parceria entre Estado, município de Maceió e Santa Casa de Misericórdia de Maceió volta a garantir a assistência aos pacientes com leucemia pelo Sistema Único de Saúde. A medida foi discutida nesta terça-feira (1º) durante uma reunião entre os gestores estaduais, municipais, representantes da Santa Casa e da Defensoria Pública.
Na reunião ficou determinado, a curto prazo, que o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e o Hemopac e o Banco de Sangue da Santa Casa irão garantir o fornecimento de plaquetas destinadas aos pacientes com leucemia atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), até que o hospital filantrópico instale a máquina de coleta de plaquetas por aférese.
Também ficou definido que a coleta do material dos pacientes será feita pela Santa Casa que enviará ao Hemopac para providenciar o exame de imunofenotipagem (exame de diagnóstico de leucemia graves), que deverá encaminhar ao laboratório competente. E a Santa Casa se comprometeu a firmar num prazo de 30 dias um convênio com laboratório para fazer o exame de imunofenotipagem.
De acordo com diretor de Atenção Especializada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), João Carlos Araújo, a Sesau não foi notificada sobre a suspensão do tratamento e que o papel do Estado é monitorar o serviço e que a contratualização é realizada entre o Município de Maceió e a Santa Casa. Em Alagoas, a Santa Casa e o Hospital Universitário (HU) são credenciados para o tratamento de pacientes com câncer pelo SUS. “Estamos aqui para discutir o assunto e principalmente garantir o atendimento aos usuários”, disse o diretor.
A diretora do Hemoal, Verônica Guedes, explicou que o órgão recebe uma demanda grande de sangue e que atende 28 unidades de saúde, principalmente do Hospital Geral do Estado (HGE), responsável por 70% da demanda. Ela afirmou ainda que tem fornecido plaquetas por aférese a Santa Casa, mas que mesmo assim não tem sido suficiente.
“Portanto, o Hemoal não tem condições de bancar as plaquetas para todos com leucemia, podendo dar um suporte até que a Santa Casa possa instalar a máquina de aférese”, explicou a diretora.
Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Adeilson Loureiro, o Hemopac já possui convênio com o SUS por meio do município e garantiu assistência aos pacientes. “O que não podemos é deixar o paciente morrer por falta de assistência”, afirmou Loureiro.
A reunião, que foi conduzida pelo defensor público Ricardo Melro, contou com a participação dos gestores da Sesau, da Secretaria Municipal de Saúde, da APALA, do Hemoal e da Santa Casa.

Nenhum comentário:

Sucesso TOTAL

Sucesso TOTAL
19 de Abril - Hemocentro Marília