quarta-feira, 30 de março de 2011

Cocam e Hemonúcleo Fazem Cadastramento de Medula Óssea

A Cocam, em parceria com o Hemonúcleo de Catanduva, realizou nos dias 28 e 29 de março, o cadastramento voluntário de doadores de medula óssea, no ambulatório médico da Cocam. A Campanha faz parte da 4ª Semana da Saúde realizada pela empresa, do dia 21 a 25 de março, onde foram ministradas palestras com temas voltados para “Saúde e Qualidade de Vida”. Desta semana, um dia foi específico sobre o tema de doação de medula óssea, uma vez que existem muitos mitos sobre o assunto. O cadastramento marca o encerramento da Semana. 

As responsáveis pela campanha foram: por parte da Cocam, Dulce Helena B. Barbosa, enfermeira e Ana Eliza Mattos de Moraes Rocha, assistente social, e ainda, Francisca Caparroz Vizentini, assistente social – responsável pelo setor de capitação do Hemonúcleo.

Para Francisca, a campanha é importante, pois além de trazer conhecimento para os funcionários da empresa, aumenta a chance de quem precisa. “A ação cria multiplicadores de vida. Os funcionários que adquiriram conhecimentos passam para os familiares”, explica. Ela esclarece que a doação de medula óssea é diferente, da doação de órgãos. “Agradece muito a Cocam por essa iniciativa. Tomara que outras empresas tenham a mesma iniciativa, sempre visando às pessoas necessitadas”, afirma.

O diretor da Cocam, Marcos Murari, ressalta que a empresa visa realizar o papel social. “Esta campanha une o aspecto social com o exemplo”, completa.    



Exemplo

Para ser um voluntário a pessoa precisa ter de 18 a 54 anos e se cadastrar uma única vez, como os 50 funcionários da Cocam, que participaram da campanha. Depois do cadastro, foi colhido amostra de sangue para fazer o exame chamado HLA - o qual aponta o tipo de medula óssea. De acordo com a Francisca, o cadastro junto com o resultado é mandado para o REDOME – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, no Rio de Janeiro, órgão ligado ao INCA – Instituto Nacional do Câncer.

Ela acrescenta que a chance de uma pessoa encontrar um doador no Brasil é de um para cada 100 mil, enquanto que nos outros países é de 1 milhão.

Nenhum comentário:

Sucesso TOTAL

Sucesso TOTAL
19 de Abril - Hemocentro Marília