domingo, 13 de março de 2011

Quartel solidário aberto a dadores

Maria Sousa, de 9 anos, não pôde estar presente. Está internada no Instituto Português de Oncologia (IPO), em Lisboa, com uma leucemia linfoblástica aguda. Mas foi por ela que largas dezenas de pessoas se deslocaram ontem ao quartel da GNR em Portimão, para dar sangue como candidatos a dadores de medula óssea. Uma iniciativa da soldado Sónia Costa, para ajudar todas as crianças que precisem de transplante.
A pequena Maria, que também é diabética insulinodependente, foi o rosto da campanha, até com página no Facebook, intitulada ‘Ajudem a Maria Transplante de Medula’. Mas a ideia solidária de Sónia, de 33 anos, partiu do caso de Ana Filipa Bessa, de 5 anos, filha de um GNR de Monchique, a quem foi diagnosticada uma leucemia, em Dezembro, ao mesmo tempo que Maria. As duas eram colegas de quarto no IPO e "tornaram-se grandes amigas", disse ao CM o pai, Pedro Bessa.

Ana Filipa ainda está a fazer quimioterapia, mas esteve ontem presente na acção de colheita. Sónia começou a fazer a lista de candidatos a dadores pensando em Ana Filipa, mas depois deu à campanha o rosto de Maria. "Mas a colheita é para todos", sublinhou Sónia, acrescentando que "a campanha é para continuar".
O Centro de Histocompatibilidade do Sul só envia equipas para colheitas externas com um mínimo de 150 voluntários inscritos. Sónia conseguiu quase trezentos e 267 compareceram na recolha. Trinta foram recusados por razões médicas, tendo sido feitas 237 colheitas. As que forem boas irão ser incluídas no Registo Português de Dadores de Medula Óssea.

Um comentário:

Unknown disse...

Você sabia que para fazer parte do cadastro de doador de medula óssea é rápido e não dói? Saiba o que fazer para se tornar um doador e salvar uma vida!

Para mais Informações: comunicacao@saude.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude

Ministério da Saúde

Sucesso TOTAL

Sucesso TOTAL
19 de Abril - Hemocentro Marília