sexta-feira, 4 de março de 2011

Mais de 2.500 pessoas atendem ao chamado do Hemopa


O Hemocentro do Pará (Hemopa) encerrou, nesta quinta-feira, 3, a campanha de incentivo à doação de sangue e de medula óssea, desenvolvida com o objetivo de reforçar o estoque e atender a demanda transfusional durante o período do carnaval. Aberta no dia 22 de fevereiro, com o tema "No carnaval deixe a alegria correr em suas veias. Doe Sangue", a campanha obteve a marca de 2.550 comparecimentos voluntários, o que garantirá o atendimento de mais de 10 mil pacientes da rede pública e particular conveniada ao SUS.
A solidariedade dessas pessoas será fundamental para manter o abastecimento do banco de sangue do hemocentro nesse período do ano, quando normalmente a hemorrede enfrenta uma redução de quase 35% das doações. Mas quem tiver interesse em colaborar para o reforço do banco de sangue do estado ainda pode fazer sua doação. A direção do Hemocentro informa que neste sábado, 5, o serviço de coleta estará aberto até às 17h, retornando somente às 12h do dia 9.
Os doadores do período receberam um kit com camiseta, preservativos, material educativo, lanche especial e ainda assistiram a uma apresentação musical e também a uma exibição especial do bloco ‘Sapo Muiraquitã", que levará para o desfile oficial das escolas e samba de Belém, no dia 7, o tema da doação de sangue e medula óssea.
No dia 25, o Hemopa fez o arrastão do "Bloco da Solidariedade", reunindo funcionários, doadores, familiares e a comunidade em geral. No encerramento da programação, a apresentação do bloco "Crias do Curro Velho" fez a alegria dos presentes.
Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e portando documento de identidade oficial com foto pode doar sangue. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.
Para fazer cadastro de doação de medula óssea basta estar bem de saúde e ter entre 18 e 55 anos. O horário de atendimento é o mesmo para coleta de sangue.
Serviço: O Hemopa espera por você na travessa Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h30. Maiores informações pelo fone: 08002808118 ou pelo site: www.hemopa.pa.gov.br
Vera Rojas - Ascom/Hemopa

Nenhum comentário:

Sucesso TOTAL

Sucesso TOTAL
19 de Abril - Hemocentro Marília