terça-feira, 26 de abril de 2011

Pará: Hospital de Clínicas realiza campanha para captação de sangue

Nos dias 27 e 28 de abril, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) realiza a XV Campanha de Captação de Doadores de Sangue, que este ano tem como tema "Não deixe a vida ser interrompida". No estacionamento do hospital estará funcionando todo o aparato para o atendimento dos doadores, no horário de 8 às 18h.

O objetivo é colaborar com a manutenção do estoque de sangue da Fundação Hemopa e aumentar o número de doadores de medula óssea no Estado, uma vez que a doação constará, automaticamente, no cadastro de doadores de medula óssea. A meta é conseguir 250 bolsas de sangue e cadastrar 100 doadores de medula óssea.

Durante os dois dias da campanha, haverá um trabalho de sensibilização junto aos servidores, usuários e seus familiares quanto à importância e necessidade de doar sangue e medula óssea. Esta ação também busca a ampliação do cadastro de doadores de medula óssea, permitindo aos portadores de doenças hematológicas maior chance de obter doador, e portanto, a realização do transplante de medula óssea, o que pode representar a cura da doença.
Quem comparecer para doar sangue receberá lanche, brindes e orientação sobre a doação de sangue por meio de palestra, apresentação de vídeos educativos e folhetos informativos, havendo ainda intervalos para atividades de lazer. A necessidade de sangue da FHCGV chega a 400 bolsas por mês, utilizadas principalmente pela nefrologia e cardiologia, referências da instituição, além da psiquiatria.
Mitos
Doar sangue é um procedimento simples, sem riscos à saúde. Entretanto, ao longo dos anos, mitos se formaram entre a população, dificultando a coleta. Durante as campanhas, como esta realizada pelo Hospital de Clínicas, o público é informado sobre todas as etapas que compõem a doação de sangue e a necessidade que este ato de solidariedade tem para a preservação da vida humana.

Para doar sangue não é necessário estar em jejum, mas não se ter alimentado nas últimas quatro horas. Não acarreta nenhuma reação física e não há nenhum risco de contrair Aids ou outra doença qualquer, pois a agulha utilizada é descartável. 

Para se tornar um doador regular de sangue é preciso: ter entre 18 e 65 anos de idade e
pesar, no mínimo, 50 quilos. Cadastrar-se em um banco de sangue devidamente credenciado. Preencher honesta e minuciosamente os formulários de saúde.

O impedimento temporário para doar sangue acontece nas seguintes situações: Gravidez/amamentação: espera de três meses após o parto
Acumpuntura ou piercing: 12 meses de espera
Tatuagem: espera de 12 meses
Amamentação: espera de três meses após o parto
Aborto: espera de três meses
Parto normal: espera de 90 dias. Em caso de cesariana a espera é de 180 dias.
Gripe: esperar sete dias a partir da cura
Dengue: esperar quatro semanas após a cura.

Felipe Gillet - Ascom Hospital de Clínicas

Nenhum comentário:

Sucesso TOTAL

Sucesso TOTAL
19 de Abril - Hemocentro Marília